VW Golf MK5

VW Golf MK5

Apresentado em 2003, o VW Golf Mk5 chegou ao mercado em 2004 e se manteve até 2009, quando foi substituído pelo novo modelo, o Mk6. Como usualmente, foram realizadas várias atualizações de um modelo para o outro, visando melhorar a performance do automóvel.

O sistema de suspensões foi uma das mudanças que mais merece destaque. Do Mk4 para o Mk5, as suspensões foram consideravelmente melhoradas, dando ao carro maior estabilidade e melhor desempenho.

Na contramão desta melhoria, esta versão do VW Golf perdeu um pouco de espaço de carga, mas mesmo assim manteve-se com um tamanho considerável de carga. Entretanto, muitas críticas foram feitas a respeito do interior do Mk5, sendo considerado de uma qualidade inferior se formos compará-lo com o interior do próprio antecessor, o Mk4.

As características técnicas dependem da versão do VW Golf Mk5, e são muitas as existentes, aliás. Assim como o modelo anterior, são várias as opções de motor, variando do tipo 1.4 ao 3.2, e com uma ampla gama de opções entre as citadas. O tipo de câmbio também varia entre 5 marchas do tipo manual e 6 marchas manual ou automático. É possível, ainda, encontrar modelos como o Jetta, Wagon/Variant e Plus.

Com qualidades e críticas, o VW Golf Mk5 recebeu diversos prêmios ao longo do tempo em que foi produzido.